COC conquistou a vitória colectiva no III Meeting Dão Lafões disputado nos terrenos da Capital do Míscaro.
O concelho de Sátão, conhecido como a capital do Míscaro, recebeu de 2 a 4 de Fevereiro o III Meeting de Orientação Dão Lafões.
A prova contou com 3 etapas (distância média, sprint nocturno e distância longa), em que duas destas (distância média e longa) contaram para a Taça de Portugal Vitalis, enquanto a distância média pontuava também para o Ranking Mundial da modalidade WRE.
Esta foi a terceira vez que o Concelho de Satão recebeu um evento mundial de orientação (WRE), depois do POM em 2012 e dos Campeonatos Mediterrânicos de Orientação em 2014.
Excelentes terrenos para a prática da Orientação, caracterizado pelo desnível, que juntamente com os imensos detalhes rochosos e a vegetação a quebrar a visibilidade, fizeram a delícia dos participantes, que terminavam as suas provas tão satisfeitos quanto cansados, particularmente na distância longa.
Podem visualizar no VIDEO imagens do terreno onde decorreram as etapas de distância média e longa.
Marcaram presença 517 atletas, de 88 clubes e 15 Países, muitos dos quais estrangeiros que nestes 15 dias terão em Portugal 7 etapas de floresta sendo que 3 delas são pontuáveis para o WRE. Terão ainda uma etapa corrida em ambiente urbano na Cidade de Évora e 3 provas de sprint nocturno.
O COC apresentou-se no evento com 52 atletas, que pela sua valia técnica e boa condição física, tiveram resultados de mérito, numa prova marcada pelas exigências técnicas e físicas.
Por tais desempenhos, o COC conquistou o 1º lugar por equipas à frente do GD4 Caminhos de Matosinhos e da ADFA Delegação de Évora, conseguindo assim somar 2 vitórias nas 2 provas disputadas em território nacional na presente época iniciada em Janeiro, pois que na Orientação a época é coincidente com o calendário civil. Uma das 3 etapas já disputadas esta época teve lugar em Espanha e foi ganha pelo ADFA.
Pelas subidas ao pódio nos seus escalões e pelo melhor resultado na Elite, destacamos os seguintes resultados individuais:
H10 – 1º António Oliveira /// 3º David Marques
H14 – 2º Miguel Brás /// D14 – 1ª Mara Luna, 2ª Patricia Rosa
H16 – 1º Rodrigo Oliveira
H18 – 1º Tomás Lima
DE – 9ª Adelindina Lopes /// HE -40º João Bernardino
D35 – 1ª Susana Pontes
H40 – 3º Rafael Lima
H45 -2º Rui Botão
D50 – 2ª Isabel Monteiro
D55 – 2ª Luísa Mateus
A próxima prova pontuável para a Taça de Portugal Vitalis, considerada a prova rainha da Orientação em Portugal, será o POM – Portugal Orieentering Meeting a disputar-se nos dias 10 e 13 de Fevereiro, contando com 2.263 atletas presentes, em representação de 493 clubes de 35 Países.
A organização da edição de 2018, a quem desejamos os maiores sucessos, está a cargo do ADFA Delegação de Évora, tendo o COC já organizado 3 edições do POM, nomeadamente 2002 na Marinha Grande, 2010 na Figueira da Foz e 2016 em Penamacor.