Disputou-se este fim de semana, 3/10 e 4/10 mais uma prova de orientação pedestre a contar para o ranking da Taça de Portugal VITALIS 2015, o ‘’1º Troféu de Orientação de Proença-a-Nova – Por terras da Rota das Aldeias do Xisto’’ em Figueira e Proença-a-Nova.
A prova foi organizada pelo clube CIMO – Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação e a Câmara. Municipal de Proença-a-Nova, com o apoio do clube COBIS Orientação, e da Junta de Freguesia de Sobreira Formosa (Figueira) e da Federação Portuguesa de Orientação.
A prova foi composta por 3 etapas: 1 etapa de distância média em floresta no sábado de manhã, 1 etapa de sprint no centro urbano de Proença-a-Nova e 1 etapa de distância média em floresta no domingo de manhã
As provas de floresta realizaram-se na região de Turismo do Centro Interior, em área inserida no Geopark da Naturtejo em zonas de floresta limpa com predominância de pinheiro, com altímetria acentuada e uma boa rede de caminhos.
O tempo esteve quente no sábado e chuvoso no domingo em dia de eleições legislativas. Devido a esse fato foi antecipada a cerimónia de entrega de prémios e por volta das 12.00h as diferentes comitivas já estavam de regresso a suas casas com tempo para irem exercer o seu direito cívico.
O COC esteve presente com 44 atletas. Por equipas quedou-se na segunda posição com 3438,9 pontos a uns escassos 21,4 pontos do ADFA que obteve 3460,3. Na terceira posição ficou o GD4C com 3128,5.
O COC obteve vários podiums com 6 primeiros lugares, Cátia Olaio em D10, Rodrigo Oliveira em H14, Manuel Oliveira em H16, Helena Lima em D16, César Conceição em H40 e Rui Botão em H45
Helena Lima – 1º lugar em D16 Rui Botão – 1º lugar em H45
Beatriz Esteves – 2º lugar em D16 Rosário Barros – 2ª em D45
César Conceição – 1º lugar em H40 Susana Pontes – 3ª D35
Paula Ferreira – 3ª em D40
Paulo Franco – 5º em HE Adelindina Lopes – 4ª em DE
Rodrigo Oliveira – 1º em H14 João Bernardino – 3º em H18
Anabela Vieito – 2ª em D21A Tomás Lima 3º em H16
André Esteves – 2º em H20
Parabéns a todos os atletas que uma vez mais se bateram ao mais alto nível e elevaram alto o nome do COC.
Agora é apontar baterias ao Ibérico dentro de duas semanas em São Pedro do Sul e ao Absoluto em Novembro na Figueira da Foz para acabarmos mais uma época em grande. Bons treinos.