O mês de excelência da Orientação em Portugal começou com uma das melhores provas do calendário: o NAOM, já na sua 9ª edição, levou-nos de volta a terras de Castelo de Vide e Marvão.
Competição com três etapas: duas médias e um Sprint dentro de muralhas, nas primeiras encontrámos terrenos rápidos com boa visibilidade mas que obrigava a conter a passada no ataque aos pontos, a maior parte colocados no meio de rochas e mato.
Enfrentando as previsões de tempo agreste a Armada Coquiana não se fez rogada e compareceu à “formatura” com 70 atletas cotando-se mais uma vez como a equipa mais participativa. De realçar também a presença de muitos atletas estrangeiros, a maior parte espanhóis mas também nórdicos da elite mundial, nomeadamente o nº 1 do Ranking o norueguês Olav Lundanes.
A primeira etapa desenrolou-se Sábado de manhã no mapa de Vale de Silvana, que já tinhamos percorrido em 2008 embora com outra cartografia – é um bom exercício compará-los. Para a tarde estava marcado o sprint urbano em ruas estreitas e inclinadas, em pedra, dentro das muralhas da histórica Vila de Marvão. Mais uma vez esta prova ficou marcada pelo número elevado de atletas desclassificados por atravessarem muros intransponíveis, quanto a resultados para as nossas cores conseguimos dois 1ºs lugares: Susana Pontes VET F 1 e Carina Cotovio JUV F, um 2º Helena Lima JUV F e dois 3ºs Beatriz Esteves e Tomás Lima ambos JUV, mas o destaque foi para Patricia Casalinho como melhor portuguesa na Elite Fem. e um lugar no pódio (5ª).
No Domingo a comitiva deslocou-se à Quinta das Lavandas num mapa novo e com mais rochas a proporcionar percursos desafiantes. O COC conseguiu impôr-se como melhor equipa (em 9 NAOM é o 5º que arrecadamos) e para isso contribuiram os resultados dos seus atletas, dos quais realçamos os seguintes que subiram ao pódio nos seus escalões (entre parênteses a class na 1ª etapa): H14 – 1º Rodrigo Oliveira(3) 2º André Roberto (1); D16 1ª Helena Lima (1) 2ª Tânia Olaio (5) 3ª Carina Cotovio (4) [mais um pódio completo]; H16 1º Tomás Lima (2); D21 A 1ª Anabela Vieito (1); D45 1ª Luisa Mateus (2); D50 2ª Isabel Monteiro (2); D55 2ª Palmira João (1); H55 2º Albano João (2) e the last but not the least DE 5ª Magalie Mendes.
Uma última nota para o pormenor da Organização chamar os donos dos terrenos onde se realizou a prova para serem agraciados com uma prenda e, claro, com uma salva de palmas dos participantes.
Abaixo algumas fotos que registam momentos da prova.
Ver mais fotos na reportagem fotográfica em https://plus.google.com/photos/114930160225975688183/albums/6111350560044662561
Para a semana é apontar azimute para Idanha a Nova para mais uma Prova da Taça de Portugal Vitalis de Orientação.