14 atletas femininas do COC no pódio dos Campeonatos Ibéricos Femininos de Orientação Femininos, com a distribuição das medalhas conforme abaixo se pode ler.
Sprint
D35 – Susana Pontes 3ª
D55 – Luisa Mateus 1ª
Distância Média
D16 – Beatriz Esteves 2ª / Tânia Olaio 3ª
D18 – Helena Lima 2ª
D35 – Susana Pontes 3ª
D50 – Isabel Monteiro 3ª
D55 – Luísa Mateus 1ª / Palmira João 2ª
Distância Longa
D16 – Beatriz Esteves 2ª
D35 – Susana Pontes – 3ª
D50 – Isabel Monteiro 1ª
D55 – Maria Palmira 1ª / Luísa Mateus 2ª
Em mais uma organização de muito bom nível a cargo do OriEstarreja, que contou com o apoio do Município de Aguiar da Beira e da FPO, disputaram-se nos dias 23 e 24 de Abril naquele Concelho os Campeonatos Ibéricos de Orientação Femininos.
A competição abriu na manhã de Sábado com a disputa do título em distância média. O terreno, rico em detalhes rochosos e com boa progressão em corrida, revelou-se bastante adequado ao que se espera de uma Distância Média, proporcionando bastante desafio técnico aos participantes exigindo destes muita concentração, rapidez e boa leitura e interpretação do binómio mapa/terreno.
Na tarde de sábado a comitiva desceu à zona Urbana de Aguiar da Beira, para a disputa do título de sprint. Os percursos levavam os atletas a percorrer a zona urbana, alguns jardins e monumentos, com a rapidez de progressão e a capacidade de memorização e antecipação das pernadas a serem decisivas para a conquista de medalhas.
Domingo disputou-se aquela que é a prova rainha da orientação pedestre, a Distancia Longa. O terreno e os percursos fizeram as delícias dos participantes, que independentemente dos resultados, saíram bastante agradados com a competição.
Paralelamente ao Campeonato Ibérico, disputou-se uma prova pontuável para a Taça de Portugal denominada Aguiar da Beira “O” Meeting.
Na classificação geral do A B “O” Meeting, obtida pelo somatória da participação nas 3 etapas, foram vários os atletas do COC a subirem ao pódio, que com estes e os resultados de outros seus atletas levaram o COC a conquistar o 2º lugar colectivo atrás do ADFA e à frente do GD4 Caminhos.
Os COC’s que foram ao podío na classificação das 3 etapas foram os seguintes:
D 12 – Cátia Olaio 1ª / Joana Martinho 3ª
H 14 – Rodrigo Oliveira 2º
H/D16 –Tomás Lima 2º / Beatriz Esteves 2ª
H40 – Rafael Lima 2º /César Conceição 3º
H45 – Rui Botão 2º / Jorge Oliveira 3º
D50 – Isabel Monteiro 1ª
D55 – Luisa Mateus 1ª / Palmira João 3ª
Agora vêm ai os Campeonatos Nacionais de Sprint e Longa onde se espera uma participação à altura do que o Clube tem conquistado em anos anteriores, contudo os resultados sempre foram e serão consequência do treino e é isso que se espera da “armada” COC que em meados de Maio irá até Palmela.