Disputou-se no passado fim de semana, 15 e 16/11 o Campeonato Nacional Absoluto (CNA), a prova que atribui o título de melhor atleta português na modalidade de Orientação independentemente do escalão ou idade. A organização esteve a cargo do COC que esteve ao mais alto nível proporcionando aos atletas um excelente fim de semana de orientação.
O mapa da Praia do Osso da Baleia foi o eleito como palco da contenda, o mesmo que tinha sido utilizado para uma prova a contar para o WRE em Fevereiro do ano passado. O Rui Antunes assumiu a responsabilidade do traçado dos percursos.
O programa compreendia 2 dias de prova: no Sábado a qualificatória para os escalões de competição desde H/D 16 até H75, sendo Domingo dia de finais Masculina (60 atletas) e Feminina (29 atletas) para os apurados, enquanto os restantes correram nos escalões respectivos. A registar o apuramento de 3 atletas do escalão de 16 anos, vários de 18 e um de H65. Dos mais fortes candidatos ao titulo todos se apuraram para a Final tornando renhida a prova de Domingo e proporcionando aos espectadores grande emoção até ao fim. O COC, por ser clube organizador, apresentou-se bastante desfalcado não tendo conseguido sequer apurar 5 Damas para constituir equipa na final.
Como a ordem das partidas é a inversa dos tempos obtidos na véspera a prova desenrola-se em crescendo de emoção e, se juntarmos o ponto de espectadores, então os mais rápidos sentem a pressão de ser obrigatório dar o máximo para conseguir um bom resultado. As nossas atletas que subiram ao podium da Final Feminina foram a Magalie Mendes com um excelente 2º lugar e a veteranissima Susana Pontes em 5º.
A equipa masculina com Nelson Santos, João Bernardino, António Ferreira, Gildo Silva e André Ramos, classificou-se em 2º lugar.
Os novos campeões nacionais absolutos são Miguel Silva e Mariana Moreira do CPOC.
O CNA foi também a última prova da época de 2014, ano em que o COC garantiu mais um titulo de campeão nacional de clubes, o tetra (4º consecutivo) pelo que foi em ambiente de festa que nos despedimos até à próxima prova e até um próximo ponto algures na floresta. Muitos parabéns a todos os atletas e sócios que puseram de pé mais uma organização de excelência.
De registar ainda a participação de 2 atletas paraplégicos que fizeram história na orientação portuguesa ao efetuarem um percurso fácil longo com o apoio dos amigos e de um equipamento especifico para o efeito, a joalete. Deram-nos a todos nós uma lição de vida.