No dia 27 de Maio, a estagiária do COC, Cristiana Maranhão, organizou uma “Ori-Malmequeres”. “Os Malmequeres” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem como objetivo “a integração dos seus clientes, através do reconhecimento (por si e pelos outros) do valor que tem o seu trabalho; a mudança de mentalidade.” Estas IPSS tem 17 jovens deficientes mentais (8 sexo masculino e 9 do sexo feminino), a partir dos 16 anos com deficiências do tipo média e do tipo severa.
“Ori-Malmequeres” foi o nome desta multiactividade de orientação, adaptada a pessoas deficientes. O objetivo foi dar oportunidade aos participantes de sentirem e usufruírem dos benefícios que a Orientação proporciona. Como por exemplo a superação dos medos, sensação de liberdade, conquista e superação de limites, desenvolvendo e estimulando o autocontrolo e a integração com as pessoas e o meio ambiente.
A atividade contou com 23 participantes, incluindo os 6 monitores, que passaram este dia no centro da cidade de Leiria. O jardim Luís de Camões e o “Parque do Avião foram os locais escolhidos. Realizaram-se alguns jogos didáticos, para que os participantes se enquadrassem com a modalidade, orientação co fotografia horizontal, percurso em linha e percurso formal.
“Foi maravilhoso ter o prazer de organizar esta atividade para este público. Para além de sentir o entusiasmo nas atividades propostas, viu-se claramente o seu desenvolvimento e autonomia que foram crescendo ao longo do dia, para não falar no carinho que senti que me foi dado por todos os participantes.” Cristiana Maranhão.