Pelo terceiro ano consecutivo foi preocupação da Câmara Municipal de Leiria organizar uma ocupação para as crianças do concelho de Leira durante as férias da Páscoa com dinamização de atividades. Posto isto, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Clube de Orientação do Centro (COC) e a Escola Superior de Educação e Ciências Socias (ESECS), a Orientação esteve, mais uma vez nas Férias Criativas de Leiria, em resposta ao convite da Câmara Municipal de Leiria.
Tal como os anos anteriores, o COC voltou, através da Professora Marisa Barroso atleta deste clube e professora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a assegurar a atividade de Orientação juntamente com alguns alunos do Curso Desporto e Bem-Estar que se voluntariaram para ficarem responsáveis pela atividade e onde tiveram oportunidade de demonstrar e por em prática os conhecimentos de Orientação aprendidos na cadeira de Desportos de Ar livre, ajudando também na divulgação da modalidade junto dos ”mais novos”.
A atividade de Orientação foi desenvolvida no Jardim Luís Vaz de Camões e tinha como objetivo a realização de quatro percursos de Orientação: Guiado, Ida e Volta, “Eu sei tudo sabichão” e o formal. Tecnicamente muito simples, apresentando um crescente grau técnico evolutivo, mas sempre com a preocupação de que o sucesso seja atingido pelos participantes e que no final estes mostrem interesse, gosto e satisfação pela modalidade.
As atividades de orientação foram desenvolvidas em dois dias, no dia 18 de Março, das 10h às 12h30, contou com a participação de 18 crianças entre os 6 e 8 anos de idade e, no dia 20 de Março das 16h às 17h30, contou com a participação de 14 crianças entre 9 e 12 anos de idade. O plano de atividades para estes dias foi o seguinte:
- Boas vindas aos participantes;
- Enquadramento da atividade e da modalidade;
- Entrega dos mapas (percurso guiado);
- Ensino de como se orientar através do mapa (associação mapa-terreno): identificando os pontos de referência no local e a sua representação no mapa; identificando o local onde nos encontramos; orientar o mapa de acordo com a disposição espacial dos objetos;
- Ensino das 3 técnicas de leitura de mapas: orientação e localização através dos pontos de e, fazendo coincidir o que está no terreno de acordo com a posição onde nos encontramos; dobrar o mapa, de forma a ficar visível apenas o percurso; técnica do polegar, que permite que tenhamos sempre o mapa orientado.
- Realização do percurso guiado seguindo a linha vermelha;
- Deslocação até o próximo percurso;
- Entrega dos mapas do percurso “ida e volta”;
- Relembrar questionando os participantes sobre as 3 técnicas de leituras de mapas e o significado de cada cor representada no mapa;
- Explicação da constituição do ponto de controlo e do seu funcionamento e utilidade;
- Realização do percurso “ida e volta” a pares;
- Entrega dos mapas, explicação do percurso “eu sei tudo sabichão”;
- Realização do percurso “eu sei tudo sabichão” e respetiva apresentação das soluções das questões colocadas nos pontos de controlo enunciando por fim a equipa que acertou mais questões;
- Realização do percurso formal a pares, onde após 3 percursos onde adquiriram conhecimentos básicos de orientação farão este percurso em sistema de contra relógio para verificar qual a equipa vencedora;
- Questionamento sobre o que acharam da atividade desenvolvida.
Pessoalmente, tenho de agradecer esta oportunidade e considero que esta atividade foi bastante bem sucedida, nada mais gratificante do que ver a satisfação e os sorrisos das crianças, felizes por participarem neste tipo de atividades de orientação, que lhes dão uma certa autonomia e oportunidade para tomarem decisões.
Filipa Vieira