Decorreu este fim-de-semana em Gouveia e no Vale do Rossim a primeira manga do Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre, evento também incluído na taça de Portugal. A prova foi constituída por 3 etapas distintas. Sábado de manhã realizou-se a etapa de distância média junto ao lago de Vale do Rossim num mapa de floresta com inúmeros detalhes rochosos e de vegetação. De tarde a comitiva orientista deslocou-se até Gouveia para realizar uma etapa de sprint. As ruas, ruelas e escadas de Gouveia demonstraram ter um grande potencial para este tipo de etapa. Domingo voltamos a subir a serra novamente para o Vale do Rossim para a derradeira etapa deste Campeonato Ibérico, uma etapa de distância longa. A prova decorreu no mesmo terreno da prova de distância média com adição duma outra zona mais a norte, resultando no final numa prova de distância ultra-longa para a maioria dos atletas.
Mais uma vez, e como já vem sendo hábito esta época, o COC voltou a subir ao lugar mais alto do pódio deixando nas posições seguintes o ADFA e o GD4C, respectivamente. Neste momento, após as 19 etapas realizadas de 39 que contam para a taça de Portugal, o COC situa-se em primeiro lugar a 891,9 pontos do segundo classificado, o GD4C.
Resultados individuais de relevo por atletas do COC no Campeonato Ibérico:
- Nos escalões de formação (H10/D10/H12 e D12) de destacar a presença dos atletas Bernardo Filipe, Mara Garcia Monteiro, Manuel Oliveira, Rodrigo Oliveira, e André Roberto.
- Em D14 segundo lugar de Tânia Olaio e terceiro lugar de Ana Gouveia;
- Em H16 João Bernardino foi segundo classificado e o melhor português do escalão;
- Em DE Magalie Mendes foi segunda classifica e melhor atleta portuguesa no escalão, Catarina Ruivo foi quarta classificada e Adelindina Lopes quinta classificada (segunda e terceira atletas Portuguesas, respectivamente);
- Em D40 Anabela Vieito foi primeira classificada;
- Em D45 Luísa Mateus foi primeira classificada;
- No escalão de promoção Fácil Curto Anabela Alves foi segunda classificada;
- No escalão de promoção Fácil Longo Álvaro Alves foi terceiro classificado.
A segunda manga do Campeonato Ibérico regressa a 21 e 22 de Setembro em Arganda del Rey, Madrid.
Ficam algumas fotos da participação do COC.