No passado fim-de-semana 29 e 30 de Outubro o COC – Clube de Orientação do Centro deslocou-se a São Pedro do Sul/ Vouzela, para participar na última etapa da Taça de Portugal de nível 1 a cargo do clube Ori-Estarreja – o Campeonato Absoluto. O COC fez-se representar com 54 atletas que aproveitaram o sol presente no fim-de-semana.
Esta prova tem características diferentes das restantes da taça de Portugal de Orientação uma vez que a primeira etapa é o apuramento dos 60 melhores atletas masculinos e femininos. O mapa proporcionou aos atletas a passagem por zonas com muitos detalhes rochosos e algum relevo tornando este apuramento numa prova com bom nível técnico.
No segundo dia decorreu a aguardada final onde se iria conhecer o campeão absoluto masculino e feminino de 2011, pairando sempre a expectativa se os actuais campeões iriam revalidar o seu título. As partidas são feitas por ordem inversa da classificação dos apurados para a final, assim os atletas com os melhores tempos no apuramento são os últimos a partir aumentando a emoção. Este tipo de etapa aliada a uma boa arena e a um bom comentador permite levar a emoção ao rubro até se conhecer os campeões.
No sábado decorreu o jantar de encerramento da época 2009-2010 onde foram entregues diplomas a todos os atletas que representaram a selecção e que ficaram nos três primeiros lugares do ranking. O momento alto da noite foi quando Joaquim Sousa recebeu o louvor da FPO e ainda uma menção honrosa para si e para o seu treinador Albano João pela grande prestação no WMOC 2011 decorrido na Hungria.
Os resultados dos atletas do COC presentes na Final
Masculinos:
- 6º André Ramos;
- 8º Celso Moiteiro;
- 11º Joaquim Sousa;
- 14º Nelson Santos;
- 15º Paulo Franco;
- 19º Jorge Oliveira;
- 23º Albano João
- 26º Ricardo Oliveira
- 49º José Bernardo
Femininas:
De salientar ainda o 2º Lugar da equipa feminina, com as atletas Patrícia Casalinho, Catarina Ruívo, Andreia Silva, Anabela Vieito e Inês Domingues e o 3º lugar da equipa masculina, com os atletas André Ramos, Celso Moiteiro, Joaquim Sousa, Nelson Santos e Paulo Franco
Para além da prova da final do Campeonato Nacional Absoluto, os atletas que não conseguiram qualificar-se para a final correram no Domingo nos seus respectivos escalões onde os atletas do COC obtiveram os seguintes teve com resultados de destaque:
- As panteras cor-de-rosa Tânia Olaio e Liane Batista conquistaram o segundo e o terceiro lugar em D11;
- Sara Roberto conquistou o segundo lugar em D13;
- João Bernardino ficou em 1º lugar em H13;
- André Cardeira conquistou o lugar mais alto do pódio em H20;
- Gildo Silva venceu em HE;
- Tiago Brito também conquista o 1º lugar em H21A;
- Cátia Marques alcança o lugar mais alto do pódio em D21B;
- Tó Zé ficou em 3º lugar em H35;
- Rosário Barros foi 2ª classificado em D 40;
- Luís Terreiro classificou-se em 2º em H40
- José Bolrão ficou em 1º Lugar em H45 ;
- Isabel Monteiro Ganha nas D50;
- Em H50 Rui Antunes fica em 2º Lugar;
- Em Promoção 1 Manuel Oliveira e Rodrigo Oliveira ficam respectivamente em 2º e 3º lugar.
Por clubes o COC obteve o terceiro lugar atrás do clube da GD4C e do ADFA, ficando a 82,4 pontos do lugar mais alto do pódio.
Para finalizar a época de 2011 falta a prova de nível 2 em Coruche no dia 3 de Dezembro.
…onde na qual, contamos com o maior número de atletas para comemorar a tão merecida vitória por clubes.