Decorreu no passado fim-de-semana mais uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT, desta vez em Cós – Alcobaça, numa organização a cargo do Clube de Orientação e Aventura – COA, sob supervisão da Federação Portuguesa de Orientação e com a colaboração da Câmara Municipal de Alcobaça.
No sábado, decorreu a etapa de Distância Longa, num terreno variável: no início do percurso em zona predominante de pinhal e posteriormente em zonas predominantemente de terras de cultivo, sendo que todas as zonas da prova caracterizavam-se por algum desnível, num mapa bastante bom, em que qualquer desatenção levava os atletas a cometerem erros, visto que os pontos estavam colocados em zonas muito estratégicas obrigando a atenções redobradas. Felizmente o sol “deu um ar da sua graça” contemplando-nos com um excelente dia para a prática da orientação.
No domingo, foi dia da etapa de Distância Média, no mesmo mapa da etapa do dia anterior, com os percursos a serem mais técnicos, inclusive os atletas tinham algumas opções em carreiros, designados pelos Bttistas como “Single Tracks”, o que obrigava os atletas a analisarem bem o mapa para identificar as opções que poderiam escolher para executarem o percurso.
Nos dois dias de prova o evento contou com 200 atletas inscritos, dos quais 31 estiveram em representação do Clube de Orientação do Centro (COC).
Dos resultados obtidos o COC foi mais uma vez a equipa que venceu colectivamente. Individualmente destacam-se, as suas subidas ao pódio dos seguintes atletas:
1.ºs Lugares
Pedro Neves – Formação Masculino
Guilherme Marques – H20
Daniel Marques – HE
Pedro Cruz – H21B
Luísa Mateus – D45
2.ºs Lugares
Albano João – H50
Pedro Neves – H21B
3.ºs Lugares
Nuno Pereira – H17
Marisa Barroso – D21A
Tozé Silva – H35
FOTOS DO EVENTO