Lamas D’Olo no Parque Natural do Alvão foi o local escolhido para a realização do Vila Real “O” Meeting, primeiro evento de Orientação Pedestre da época 2004/2005, pontuável para a Taça de Portugal e que se realizou de 2 a 5 de Outubro.
A organização esteve a cargo do Grupo Desportivo 4 Caminhos (Sr.ª da Hora – Porto), que com o apoio da Autarquia de Vila Real, Regimento de Infantaria 13 e outras entidades, ofereceram aos cerca de 500 participantes um excelente e longo fim-de-semana desportivo.
Disputada em 4 etapas, Lamas D’Olo reinou nos 3 primeiros dias, com a serra e os seus maciços graníticos a dificultar fisicamente a progressão dos atletas e a exigir concentração e bom nível técnico.
A 4ª etapa desceu a Vila Real e foi disputada na variante de sprint urbano, com o mapa muito bem potenciado para uma excelente jornada de divulgação da modalidade.
O COC conquistou a vitória colectiva, alicerçada no bom comportamento dos seus 47 atletas, bem preparados fisicamente e a revelarem já bons desempenhos técnicos por via do trabalho de aperfeiçoamento técnico iniciado em Agosto.
Ao podium individual subiram:
Primeiros lugares
Catarina Ruivo – Juvenis Femininas
Pedro Duarte – Juniores Masculinos
Maria Palmira – Damas 35
Luisa Mateus – Damas 45
Albano João – Homens 45
Segundos lugares
José Bernardo – Homens 35 B
Rui Antunes – Homens 45
Terceiros Lugares
Isabel Monteiro – Damas 45
Carlos Monteiro – Homens 40
Destaques também para:
O segundo lugar do Elite Joaquim Sousa na 2ª etapa, prova pontuavel para o Ranking mundial da modalidade (WRE) e onde bateu forte concorrência nacional e estrangeira. Este excelente resultado, senão um dos melhores que algum atleta do COC já conquistou, potencia uma possivel obtenção do estatuto de alta competição, aguardando-se com expectactiva a análise detalhada ao regulamento, para apresentação do pedido ao IDP. A contrapor, registe-se o seu azar na 3ª etapa (desistência muito pouco habitual neste atleta) para depois fechar em grande com vitória na 4ª e última etapa (sprint) com 18m57s, enquanto todos os restantes concorrentes fizeram tempos na casa dos vinte minutos.
O bom e prometedor desempenho da Júnior Patrícia Casalinho, a falhar o podium (3º lugar) pela desclassificação na 4ª etapa face à falta de controlo de um ponto.
O excelente percurso no sprint urbano do Júnior Ricardo Correia, a fazer o 3º melhor tempo, demonstrando o muito e bom treino físico que vem desenvolvendo e que abrem boas perspectivas para a época.
O global comportamento social da equipa, a deixar um testemunho positivo na sua passagem por Vila Real.
Em simultâneo ao Vila Real “O” Meeting, ao nível de Selecções Nacionais, disputou-se a 10ª edição da Taça dos Países Latinos, que pela 3ª vez se disputou em solo nacional.
Presentes estiveram para além de Portugal, a Espanha, Itália, Bélgica, Roménia, Brasil e Colômbia.
André Ramos do COC, em mais uma chamada à Selecção Nacional, juntou ao seu interessante curriculum mais 2 excelentes resultados, nomeadamente 2º lugar na distância longa e 3º lugar no sprint.
Ao nível de Selecções vitória para a Espanha (3º titulo consecutivo), seguida da Itália e Portugal.
André no 2º Lugar da Longa na TPL
Carlos Monteiro em 3º no H40
Catarina Ruivo vencedora Juvenis Femininos
H 45 com Albano e Antunes nos 2 primeiros lugares
Isabel 3ª nas D40
Jose Bernardo 2º no H35B
Luisa Mateus vencedora D45
Maria Palmira venceu em D35
Pedro Duarte vence Juniores Masculinos
Tiago Brito recebe o prémio pela vitória colectiva
Parte da familia COC no final do evento
Visita às Fisgas
Vista global de Fisgas
|