Após um período de descanso, a Taça de Portugal de Orientação pedestre regressou no passado fim-de-semana com uma prova realizada na zona protegida da serra de Sintra.
Este evento organizado pelo CAOS - Clube de Aventura e Orientação de Sintra, é o primeiro de um ciclo de provas muito intenso a decorrer nas próximas semanas.
O COC iniciou esse ciclo da melhor maneira possível, arrecadando o cada vez mais competitivo troféu de equipas, deixando em segundo e terceiro lugares respectivamente o CPOC e o ADFA.
Com o forte apoio da Câmara Municipal de Sintra e das colectividades locais, o CAOS na sua primeira organização para a Taça de Portugal esforçou-se ao máximo, tendo proporcionado um agradável fim-de-semana aos cerca de mil atletas presentes, um número que demonstra a clara expansão da modalidade no nosso pais.
Os mapas da mata envolvente ao lugar de Magoito, revelaram-se de difícil leitura tal a diversidade e riqueza de informação do terreno. Este factor, aliado a uma boa planificação e traçagem de percursos resultou em duas etapas, distância longa no Sábado e Média no Domingo, onde as componentes física e técnica foram equilibradas.
Os cerca de 70 atletas do COC, repartidos por vários escalões etários e competitivos o que demonstra as vertentes lúdica e competitiva do desporto e do Clube, ficaram fortemente motivados com a vitória colectiva, pelo que se espera que a próxima etapa da Taça seja animada, tanto mais que coincide com “Portugal O Meeting 2006” prova pontuável para o ranking mundial da modalidade e que decorrerá entre os dias 25 e 28 deste mês em Abrantes.
Individualmente destacamos o regresso as vitórias de Joaquim Sousa na cada vez mais competitiva elite masculina. A juntar a este resultado registaram-se as vitórias de Patrícia Casalinho - Juniores Fem, Pedro Neto – Juniores Masc. B, Maria Palmira – D35, Jorge Oliveira – H35 A, José Bernardo – H35 B, Isabel Monteiro – D40. Ao segundo lugar do podium subiram Tiago Romão nos Juniores Masc. A e em terceiro lugar ficaram Inês Domingues - Iniciadas Fem, Catarina Ruivo - Juniores Fem, e Albano João – H45.
Albano João 3º H45
José Carlos Bernardo vitória H35B
Inês Domingues 3ª Infantil Fem
Isabel Monteiro vitória em D40
Jorge Oliveira vitória H35A
PatrÍcia e Catarina 1ª e 3ª em Juniores Fem
Pedro Neto vitória nos Júniores Masc B
Joaquim Sousa no regresso às vitórias
Tiago Romão 2º Júnior Masc A
COC conquista vitória colectiva
|