De 2 a 5 de Fevereiro de 2008, decorreu no Sotavento Algarvio, o Portugal “O” Meeting 2008 (POM). O POM é uma competição internacional de Orientação Pedestre, com a duração de 4 dias, organizada anualmente por clubes portugueses.
Na edição deste ano, a organização esteve a cargo do Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação (CIMO) e Juventude Desportiva das Fontainhas (JDF), com o apoio das Autarquias de Tavira, Faro e Vila Real Santo António, da Reserva Natural Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, da Universidade do Algarve e da Confederação do Desporto de Portugal.
O evento foi constituído pelas seguintes provas:
-
Sábado, 2 Fev 2008: Distância Média (Mata da Conceição, Tavira):
-
Domingo, 3 Fev 2008: Distância Longa (Pontal, Faro);
-
Segunda-feira, 4 Fev 2008: Distância Longa (Pontal, Faro);
-
Terça-feira, 5 Fev 2008: Distância Média/Longa (Mata de Vila Real de Santo António).
Tecnicamente, o terreno onde as provas foram disputadas, era um terreno de dunas de areia, com pouco relevo, sem muitos obstáculos e com boa visibilidade (à excepção de algumas zonas da Mata de Vila Real de Santo António, com bastantes áreas de vegetação densa de arbustos, com mais de 2 metros de altura). A vegetação era essencialmente formada por uma floresta litoral de pinheiros mediterrânicos, com algumas clareiras. A altitude das zonas de competição situou-se entre os 5 e os 115 metros.
O evento, a pontuar para a Taça de Portugal, contou com 53 clubes incritos, num total de 612 atletas, dos quais 55 pertencentes ao Clube de Orientação do Centro (COC), e teve a particularidade de uma das suas provas (a prova de Distância Longa do dia 3 Fev 2008) pontuar para o Ranking Mundial (World Ranking Event), aspecto que, a par do excelente clima português, contribuíu para atrair inúmeros atletas estrangeiros de elevada craveira.
Apesar da forte concorrência internacional, em termos individuais o COC conseguiu alguns lugares de relevo, sendo de destacar os seguintes:
1º. Lugar
Andreia Silva (D20)
Guilherme Marques (H Jov B)
Pedro Neves (OPT1)
2º. Lugar
Tiago Romão (H20)
Anabela Vieito (D35A)
Edgar Domingues (H Jov B)
3º. Lugar
Schetchikova Aleksand (D20)
No escalão Homens Elite, que contou com 116 participantes, os atletas do COC tiveram as seguintes classificações:
-
André Ramos (23º. Lugar) – 3º. melhor português;
-
Celso Moiteiro (26º. Lugar) – 4º. melhor português;
-
Joaquim Sousa (27º. Lugar) – 5º. melhor português.
No escalão Damas Elite, que contou com 51 participantes, o COC participou apenas com a atleta Patrícia Casalinho, que se classificou em 17º. Lugar, tendo sido a 3ª. Melhor portuguesa.
Em termos colectivos, o COC voltou a vencer, mantendo a invencibilidade, tendo o Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC) ficado em 2º. Lugar e o Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C) em 3º. Lugar.
Fotografias de atletas do COC no POM’ 2008
|