Arquivo


COC continua invencível na Taça de Portugal de Orientação Pedestre!

 

Decorreu no passado fim-de-semana de 1 e 2 de Dezembro de 2007, mais uma prova a contar para o Ranking Nacional de Orientação Pedestre. Foi o III Open de Orientação do ATV, numa organização do Académico de Torres Vedras, correspondente à 4ª. Prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre da Época 2007/2008.

As provas tiveram lugar no pinhal do Bom Sucesso - Óbidos (sábado) e no pinhal de Ferrel - Peniche (domingo). No sábado (1 Dez) decorreu a prova de distância média e no domingo (2 Dez) decorreu a prova de distância longa.

A região do Bom Sucesso proporcionou, uma vez mais, uma excelente prova, exigente do ponto de vista técnico (tendo em conta as características do terreno e da vegetação nalguns locais) e com algum declive acumulado e piso arenoso, o que acabou por introduzir também alguma exigência física apesar de a prova em causa ser de distância média. A região do pinhal de Ferrel, típica do pinhal de Leiria, proporcionou igualmente bons momentos de Orientação a todos aqueles que compareceram, quer nos escalões de competição, quer nos escalões de lazer.

Quer no sábado, quer no domingo, os traçados dos percursos estavam adequados à importância do evento e agradaram, dum modo geral, a todos os participantes. O clube organizador está de parabéns por ter proporcionado um excelente fim-de-semana de orientação, a todos os níveis.

As condições meteorológicas acabaram por, uma vez mais, serem favoráveis à prática da Orientação, em particular no domingo, dia em que o Sol foi companheiro dos orientistas. Já no sábado, a chuva ainda fez umas visitas, em particular na fase final da prova, quando brindou aqueles atletas que ainda se encontravam em prova.

Esta prova contou com a participação de mais de 1000 atletas, dos quais mais de 200 foram espanhóis, já que esta prova contava igualmente para o Ranking de Espanha, no âmbito da parceria entre as Federações Portuguesa e Espanhola de Orientação.

O Clube de Orientação do Centro participou com 62 atletas, a maior representação desta época e, apesar de desfalcado de elementos como Joaquim Sousa (habitualmente a pontuar para os primeiros lugares), a recuperar de lesão, obteve excelentes resultados individuais praticamente em todos os escalões, tal como a seguir se indica:

1ºs. Lugares

Andreia Silva - Juniores Fem A
Tiago Romão - Juniores Masc A
Maria Palmira - Damas 40 A
Luísa Mateus - Damas 45 A
Rui Antunes - Homens 50 A
Luís Pires - Jovens Masc B
Nuno Ferreira - Homens 21 B

2ºs. Lugares

Catarina Ruivo - Juniores Fem A
Ricardo Oliveira - Homens 21 A
Isabel Monteiro - Damas 50 A
Manuel Domingues - Homens 50 A

Merece ainda destaque o 4º. lugar de Celso Moiteiro no escalão Homens Elite.

Colectivamente o COC venceu com 3717,8 pontos, tendo o Ori-Estarreja ficado em 2º. lugar com 3437,9 pontos e o Clube Português de Orientação e Corrida em 3º. lugar com 3416,6 pontos, num total de 92 Clubes.

 

 



Edifício dos Bombeiros Municipais de Leiria - Rua de Tomar
2400 Leiria - PORTUGAL Fax. 244 831 772 email: info@coc.pt