No pretérito sábado de 21 de Outubro de 2006, o N.A.D.A. (Núcleo Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze) organizou o seu VII Grande Prémio de Orientação – I Open de Vila de Penela, prova enquadrada nos calendários federativos e pontuável para a Taça FPO Norte (anterior Ranking Regional Norte).
A prova foi constituída por 2 etapas, sendo uma realizada de manhã e outra à tarde, ambas tendo por base o mapa urbano da bonita Vila de Penela (localizada sensivelmente a 15 quilómetros de Condeixa e Avelar, na IC 3, via que liga Condeixa a Tomar).
Na primeira, os atletas tinham de realizar um percurso controlando os pontos pela ordem pré-estabelecida pela organização, sendo que na segunda, o objectivo foi apenas controlar todos os pontos existentes no mapa respeitante a cada escalão, sendo a ordem de o fazer de livre arbítrio, ou seja, atletas do mesmo escalão puderam optar pelo pretenso melhor caminho, o que gerou opções de percurso muito distintas entre todos.
Apesar de ser um mapa urbano, geralmente a requerer mais da parte física do atleta que da sua parte técnico-táctica, existiam bastantes pontos a exigir uma leitura muito cuidada, pois alguns deles, principalmente aqueles situados no interior e arredores do castelo da Vila, requeriam atenção redobrada, para o orientista não ter que percorrer mais metros do que os que inicialmente pensaria realizar.
O COC fez-se representar por apenas 13 atletas, mas apesar desse handicap conseguiu obter o 2º lugar em termos colectivos, fruto das excelentes prestações individuais de alguns dos seus elementos.
Assim, após as 2 etapas, apesar de apenas 4 dos nossos atletas terem subido ao pódio, todos eles o fizeram no lugar mais alto do mesmo. A saber:
Vencedores das respectivas categorias:
Joaquim Sousa (Seniores Masculinos – A)
Ricardo Oliveira (Seniores Masculinos – B)
Maria Palmira (Veteranos Femininos I)
Mário Santos (Veteranos Masculinos II)
|