De 2 a 4 de Novembro de 2007, decorreu o XV Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre. Este Campeonato é disputado, em anos alternados, quer em Portugal, quer em Espanha.
Este ano, o evento decorreu na região de Campillos e Ardales (Espanha), cerca de 40 Km a Noroeste de Málaga, numa organização do Club de Orientación de Málaga.
As duas selecções nacionais (Portugal e Espanha), nas várias categorias de competição, contaram com um total de 56 atletas, 28 de cada país. Desses 28 atletas da selecção nacional portuguesa, 5 são do Clube de Orientação do Centro: Joaquim Sousa (HE), Catarina Ruivo (D20), Patrícia Casalinho (D20), Anabela Vieito (D35A) e Maria Palmira (D45).
O XV Campeonato Ibérico disputou-se nas vertentes de Sprint (2 Nov), Distância Longa (3 Nov) e Distância Média (4 Nov).A prova de Sprint decorreu em floresta. A prova de Distância Longa decorreu numa área com acentuado declive e bastantes detalhes rochosos, exigindo uma navegação muito técnica a par duma grande exigência física. Para a prova de Distância Média foi utilizada uma área com menos pormenores técnicos, mas igualmente exigente do ponto de vista físico face ao declive verificado.
Colectivamente, Portugal ganhou por equipas, quer no sector masculino, quer no sector feminino, uma vitória que tem um sabor especial por ser em terras de Espanha e porque no sector feminino, no historial dos Campeonatos Ibéricos, só constava uma vitória, ocorrida no início dos anos 90.
Os atletas do COC ao serviço da Selecção Nacional estiveram ao seu melhor nível, tendo contribuído para esta vitória colectiva com os seguintes resultados:
- Joaquim Sousa (HE): Vice-Campeão Ibérico (Geral) e Campeão Ibérico de Distância Média;
- Catarina Ruivo (D20): 3ª. classificada (Geral), Vice-Campeã Ibérica de Distância Média, 3ª. classificada em Sprint e 3ª. classificada em Distância Longa;
- Patrícia Casalinho (D20): Vice-Campeã Ibérica de Sprint e 3ª. classificada em Distância Média;
- Anabela Vieito (D35A): Vice-Campeã Ibérica (Geral), Campeã Ibérica de Sprint, Campeã Ibérica de Distância Longa e Vice-Campeã Ibérica de Distância Média;
- Maria Palmira (D45): Campeã Ibérica (Geral), Campeã Ibérica de Sprint, Campeã Ibérica de Distância Média e Vice-Campeã Ibérica de Distância Longa.
Na mesma região, mas apenas no sábado e no domingo, em simultâneo com o Campeonato Ibérico, disputaram-se as provas pontuáveis para o ranking nacional da Taça de Portugal de Orientação Pedestre, nas vertentes de Distância Longa (3 Nov) e Distância Média (4 Nov).
Nestas provas participaram um total de 816 atletas, nas várias categorias de competição, formação e lazer. Neste evento, o COC participou com 32 atletas, havendo a destacar os seguintes resultados:
1ºs. Lugares
- Andreia Silva (D20)
- Tiago Romão (H20)
- Luísa Mateus (D45)
2º. Lugar
- Ana Silva (D20)
3ºs. Lugares
- Diana Silva (D12)
- Albano João (H45)
- Isabel Monteiro (D50)
Fotos da Área de Competição:
|