No fim-de-semana de 9 e 10 de Fevereiro de 2008, numa organização do Ori-Estarreja, decorreu, na região de Tocha, o I Troféu Internacional de Cantanhede, em Orientação Pedestre. Este evento, pontuável para a Taça de Portugal, teve uma das suas provas (a de sábado, dia 9 Fev 2008) a pontuar para o Ranking Mundial (World Ranking Event), justificando a elevada participação de atletas internacionais de renome.
O evento foi constituído por duas provas, sendo uma de Distância Média (Mapa Dunas de Cantanhede – Palheirão Sul), no sábado, e outra de Distância Longa (Mapa Rovisco Pais – Tocha), no domingo. Os traçados foram interessantes, incluindo mudanças de direcção frequentes, o que associado à dificuldade técnica inerente ao tipo de terreno, tornou os percursos desafiantes, obrigando a um elevado grau de concentração por parte dos atletas.
Tecnicamente, o terreno onde as provas foram disputadas, é muito semelhante àquele que irá ser utilizado no Campeonato do Mundo de Veteranos 2008, de 28 Jun a 5 Jul próximo, na região do Pinhal de Leiria definida pelo triângulo Leiria (a Leste), Pedrógão (a Norte) e Pataias (a Sul), numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Orientação e Clubes de Orientação nacionais, entre os quais o COC.
O evento contou com 193 clubes incritos, num total de 906 atletas, dos quais 59 pertencentes ao Clube de Orientação do Centro (COC).
Mesmo com a forte concorrência internacional, em termos individuais o COC voltou a conseguir lugares de destaque, dos quais se realçam os seguintes:
1º. Lugar
Pedro Neves (H13)
Inês Domingues (D15)
Maria Palmira (D40)
2º. Lugar
Ricardo Oliveira (H21A)
Anabela Vieito (D35)
Albano João (H45)
3º. Lugar
Diana Silva (D13)
Nuno Ferreira (H21B)
Rui Antunes (H50)
Por Clubes, o COC classificou-se em 1º. Lugar (3309,2 pontos), tendo o Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C) ficado em 2º. Lugar (3059,8 pontos) e o Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC) em 3º. Lugar (2887,2 pontos).
Fotos de Atletas do COC no I Troféu Internacional de Cantanhede
|