Foi nos dias 6 e 7 de Janeiro de 2007, que a ACARF (Associação Social Cultural Artística e Recreativa de Forjães), organizou o seu V Open de Orientação, prova enquadrada nos calendários federativos e pontuável para a Taça FPO Norte (anterior Ranking Regional Norte).
A prova foi constituída por 2 etapas de distância média (uma no sábado e outra no domingo), ambas tendo por base o mapa novo da “Mata do Camarido”, zona florestal de duna, situada mesmo à entrada da cidade de Caminha, logo a norte da conhecida praia do Moledo.
Como curiosidade, aponte-se que o cartógrafo deste mapa foi o nosso experiente atleta Rui Antunes e que o supervisor da referida prova, o consagrado Joaquim Sousa, também alistado nas nossas fileiras.
Assim, pelas 11h da manhã de sábado, dia 6, iniciou-se a primeira etapa, num terreno em tudo similar àquele que encontramos no litoral centro do país, ou seja, floresta essencialmente de pinheiro, com alguns detalhes de relevo, embora aqui com um desnível pouco acentuado, o que nem sempre se verifica na nossa zona. A corrida era em geral fácil, embora por vezes dificultada por vegetação um pouco mais densa (rasteira e não só), algumas zonas alagadiças e por alguns pontos colocados em zonas arenosas, o que dificultava bastante progressão.
No segundo dia, a partida dos primeiros atletas deu-se pelas 9h30m, e embora o local de partida tivesse sido alterado, o mapa utilizado era exactamente o mesmo, embora naturalmente, os postos de controlo utilizados fossem diferentes. Desta forma, afim de apurar a classificação final, foram somados os tempos dos dois parciais (sábado e domingo).
Refira-se ainda que o COC fez-se representar por apenas 4 atletas (situação que se pode justificar pelo trabalho árduo de preparação do nosso meeting já a realizar no próximo fim-de-semana, no Coimbrão; pela longínqua distância geográfica do evento; e pela existência de diversas provas noutros locais na mesma data), sendo que um deles, Joaquim Sousa, em Seniores Masculinos A, o fez extra-competição e apenas na 1ª etapa, pelas razões acima descritas, o que condicionou sobremaneira a classificação colectiva.
No entanto, os garbosos “coquistas” presentes, presumivelmente devido à sua qualidade e ao facto de estarem bastante familiarizados com este tipo de terreno, tiveram ainda forças para subir ao pódio final. A saber:
2º Class. – André Ramos (Seniores Masculinos – A)
1º Class. - Ricardo Oliveira (Seniores Masculinos – B)
2º Class. - Mário Santos (Veteranos Masculinos II)
Equipa COC
Pódio Vet. Masc. II : Mário Santos
Pódio Sen. Masc. B
|