Realizou-se no passado fim-de-semana de 12 e 13 de Janeiro de 2008, o IV Troféu de Orientação do Clube Português de Orientação e Corrida, clube organizador, correspondente à 4ª. Prova da Taça de Portugal de ORI BTT da Época 2007/2008.
A prova de Sábado decorreu na área da encosta das Quintas de Vale de Cavalos e do Pisão (sopé da zona sul da Serra de Sintra), pertencentes ao concelho de Cascais, e a de domingo na área de Janes, 4km a oeste da prova de sábado, áreas estas onde tinha decorrido a prova pedestre para a taça de Portugal.
Apesar da previsão meteorológica para o fim-de-semana não ser a melhor, antevendo períodos de alguma pluviosidade e de algum vento, a prova acabou por não ser prejudicada pelas condições meteorológicas, estando no sábado um excelente dia de sol, enquanto no domingo não se verificou o mesmo, sendo os atletas confrontados com o microclima da Serra de Sintra (nuvens, nevoeiro e chuvisco). Apesar das condições um pouco adversas todos aqueles que estiveram presentes aproveitaram estes dois dias para praticar Orientação BTT, nas vertentes de competição, formação e lazer.
Em particular nos escalões de competição, os traçados dos percursos tentaram explorar ao máximo as potencialidades do terreno, proporcionando graus de dificuldade técnica e física elevada, algo que é sempre aliciante para quem compete, pelo desafio que se coloca. O acentuado declive da área de prova média de sábado, fazia antever uma prova bastante dura para o dia de domingo (longa) em que os atletas tinham o dobro do desnível assim como o dobro da distância a percorrer, colocando à prova a capacidade dos atletas de corresponderem mentalmente a um elevado desgaste físico.
Esta prova contou com a participação de cerca de 350 atletas, sendo 220 dos escalões de competição e formação e 130 dos escalões abertos (lazer), cuja designação é OPT (Orientação Para Todos). O Clube de Orientação do Centro participou com 26 atletas, distribuídos nos diversos escalões, juvenis, juniores, seniores e também em OPT.
Colectivamente o COC venceu com 1748.2 pontos, tendo ficado o ATV em 2º. lugar com 1631.2 pontos e o COA em 3º. lugar com 1433.6 pontos.
Como todos foram importantes, em termos de Equipa, contribuindo para a vitória colectiva e fazendo, mais uma vez, com que o COC se destacasse, aqui ficam as classificações individuais:
1ºs Classificados
- Daniel Marques – HE
- Luísa Mateus – D45A
2ºs Classificados
- Inácio Serralheiro – H35A
- Pedro Serralheiro – H40A
3º Classificado
- Luís Pires – Jun. Masc. A
Fotos da Prova:
Daniel Marques - HE
Daniel Marques - HE
Luis Pires - Jun Masc A
Pedro Neto - HE
Inácio Serralheiro - H35A
|