Decorreu no passado fim-de-semana o campeonato Nacional de ORI-BTT 2006. A prova decorreu em Grândola, obrigando os atletas a percorrer caminhos e carreiros da serra de Grândola, mostrando a muitos que o Alentejo não e só planície e estadões e que também tem subidas íngremes para os fortes e decidas rápidas para os destemidos.
Os percursos obrigavam quase todos os escalões a subir a pontos de marcos geodésicos, tendo algumas pernadas varias opções para ir para o CP seguinte mas só uma era a ideal, a escolha errada dessa opção obrigava os atletas a um esforço redobrado para atingir o CP. Os percursos tinham CP’s muito próximos o que levou alguns atletas mais distraídos a cometer erros e a comprometerem a sua prova.
No 1º dia a melhor opção para o escalão maior era de 28Km e 850m de acumulado tendo o 1º Daniel Marques (COC) concluído a prova com 1:55:17.
No 2º dia a prova era mais curta mas com o mesmo desnível de subidas, levando os atletas menos preparados a fazer tempos muito mais afastados dos 1ºs. Daniel voltou a ganhar conquistado assim o título de Campeão Nacional de ORI-BTT.
Nos lugares seguintes ficaram ainda Joel Marques 3º e Ricardo Serra 4º, conquistando estes atletas o título de Campeões Nacionais de Seniores Elite. Pedro Neto e Frederico Costa conquistaram o 1º e 2º lugar respectivamente no escalão Juniores M.
Luísa Mateus e Inácio Serralheiro conquistaram também o lugar cimeiro do pódio em Veteranos F e Veteranos M II.
A próxima prova será em Córdoba (Espanha) no 1º fim-de-semana de Junho, prova que será também a prova que ditará o campeão Ibérico da modalidade.
Filipe Reinoite/COC
|