No passado fim-de-semana, 19 e 20 de Janeiro de 2008, decorreu a 5ª. prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre da época 2007/2008: foi o Troféu Caminhos do Alvão 2008, uma organização do Orimarão – Clube de Orientação de Vila Real.
O evento contou com duas provas de distância média, as quais tiveram lugar na Serra do Alvão, em pleno Parque Natural, na região a Noroeste de Vila Real, tendo a prova de sábado decorrido no Mapa de Muas e a de Domingo no Mapa de Lamas de Olo.
O Parque Natural do Alvão proporcionou mais uma excelente jornada de orientação, exigente sobretudo do ponto de vista técnico, tendo em conta as características de terreno rochoso típico da Serra do Alvão. As baixas temperaturas (na ordem dos 5º C) próprias para um fim-de-semana com muito nevoeiro na faixa de altitudes em que as provas decorreram (900 – 1000m), introduziram dificuldades acrescidas, quer pelo frio, quer pela visibilidade reduzida, mas isso não fez esmorecer o entusiasmo de todos quantos se deslocaram para mais participar nesta jornada de orientação.
Esta prova contou com a participação de mais de 450 atletas, dos quais 50 pertencentes ao Clube de Orientação do Centro.
Tal como indica a classificação colectiva, os atletas do COC obtiveram excelentes resultados individuais praticamente em todos os escalões de competição, tal como a seguir se indica:
1ºs. Lugares
Andreia SIlva - Juniores Fem A
Tiago Romão - Juniores Masc A
Anabela Vieito – Damas 35 A
Isabel Monteiro – Damas 50 A
Manuel Domingues – Homens 50 A
2ºs. Lugares
Patrícia Casalinho – Damas Elite
Nuno Ferreira - Homens 21 B
3ºs. Lugares
André Ramos - Homens Elite
Albano João – Homens 45 A
Colectivamente o COC venceu com 3494,8 pontos, tendo o Grupo Desportivo 4 Caminhos ficado em 2º. lugar com 3106,5 pontos e o Clube Português de Orientação e Corrida em 3º. lugar com 2971,6 pontos, num total de 47 Clubes. Com esta vitória colectiva, a quinta em cinco provas, o COC manteve a invencibilidade e começa a destacar-se rumo à vitória colectiva no final da época 2007/2008.
|