Decorreu no passado fim-de-semana de 20 e 21 de Outubro de 2007, o XIX Troféu de Orientação dos Amigos dos Atletismo de Mafra, clube organizador, correspondente à 2ª. Prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre da Época 2007/2008.
As provas decorreram na área militar do Campo de Tiro de Alcochete, uma Unidade Militar da Força Aérea Portuguesa com certificação ambiental emitida pela APCER e com fauna selvagem (javalis e gado bovino).
No sábado (20) decorreu a prova de distância média e no domingo (21) decorreu a prova de distância longa. Como curiosidade fica o facto de as provas se terem desenrolado na zona geográfica que constitui uma das alternativas em estudo relativamente à localização do futuro aeroporto de Lisboa.
Apesar de estarmos em plena estação de Outono, as condições meteorológicas foram excelentes, com dois dias onde as temperaturas quase atingiram os 30º C, acabando por exigir mais dos atletas, apesar de a zona das provas não apresentar grande declive.
Foi a primeira vez que se realizou uma prova com esta dimensão naquela área, mais uma vez uma área com certificação ambiental, o que só vem atestar que, à semelhança do que tínhamos referido no último artigo, a Orientação e os seus praticantes são amigos do ambiente.
As condições de pouco declive do terreno obrigaram os atletas a cuidados redobrados em termos de navegação, porventura utilizando a bússola mais vezes que o habitual, algo aparentemente simples mas que em competição por vezes origina erros que custam segundos ou mesmo minutos preciosos, quando se verificam desvios na rota pretendida ao longo do percurso, de posto de controlo em posto de controlo.
Esta prova contou com a participação de cerca de 813 atletas, sendo 558 dos escalões de competição e formação e 255 dos escalões abertos (lazer), cuja designação é OPT (Orientação Para Todos).
O Clube de Orientação do Centro participou com 53 atletas, tendo obtido excelentes resultados individuais praticamente em todos os escalões:
1ºs. Lugares
Andreia Silva – Juniores F A
Joaquim Sousa – Homens Elite
Sérgio Junqueira – H21 B
Anabela Vieito – D35 A
Luísa Mateus – D45 A
2ºs. Lugares
Catarina Ruivo – Juniores F A
Ricardo Oliveira – H21 A
Albano João – H45 A
Isabel Monteiro – D50 A
Rui Antunes – H50 A
3ºs. Lugares
Inês Domingues – Iniciados F
Diana Silva – Infantis F
Edgar Domingues – Jovens M B
Ana Isabel Silva – Juniores F A
Celso Moiteiro – Homens Elite
Marina Guilherme – D21 B
Nuno Ferreira – H21 B
Maria Palmira – D40 A
Hugo Ferreira – OPT1
Colectivamente o COC venceu com 3706,2 pontos, tendo o Clube Português de Orientação e Corrida ficado em 2º. lugar com 3491,5 pontos e o ADFA em 3º. lugar com 3428,6 pontos, num total de 43 Clubes.
Tiago Brito (Jun M A)
Joaquim Sousa (Homens Elite)
Anabela Vieito (D35 A)
Jorge Oliveira (H35 A)
Luísa Mateus (D45 A)
Rui Antunes (H50 A)
|