Arquivo


Fim-De-Semana Intenso Para a Orientação Portuguesa – Taça Dos Paises Latinos, XIII Campeonato Ibérico e Troféu Internacional Serra Norte de Sevilha

7 Títulos Ibéricos Conquistados Para Portugal Por Atletas do COC

 

Jornada tripla para a Orientação Nacional que se deslocou em força para Espanha onde se disputaram a Taça dos Países Latinos e o XIII Campeonato Ibérico, competições ao nível das selecções nacionais, e o Troféu Internacional Serra Norte de Sevilha aberta a todos os Clubes Portugueses e Espanhóis num evento pontuável para as respectivas Taça/Liga nacionais.

As provas disputaram-se na zona de S. Nicolas del Puerto, localidade a cerca de 100 km a norte de Sevilha, numa organização do Clube de Orientação da Andaluzia – ADOL e da Federação Espanhola de Desportos de Orientação – FEDO.

Ambas as competições disputaram-se em 3 etapas, respectivamente de Sprint numa pitoresca aldeia Andaluza e nas suas múltiplas ruelas, becos e recantos, de distância Média numa antiga e inactiva mina de ferro com todas as formações rochosas e escavações a conferirem elevada dificuldade técnica à prova e por fim de distância Longa na reserva natural da Santo António – Cazalla de la Serra – zona de grande beleza natural, de bom recorte técnico e com percursos fisicamente muito exigentes, mas agradáveis para a pratica da modalidade.

A Taça dos Países Latinos apurou as classificações pelos somatórios dos pontos conquistados em cada etapa, tendo-se sagrado vencedor a França, com a Espanha a conquistar o segundo lugar batendo a Itália que se quedou pelo terceiro posto, enquanto Portugal se classificou em 5º lugar atrás da Roménia.

Nesta competição vestiram a camisola Portuguesa os Juniores do COC André Ramos e Patrícia Casalinho, que apesar de não terem estado ao seu melhor nível, apresentaram desempenhos desportivos meritórios face à forte competitividade de selecções muito fortes como são os casos de França e Itália, onde o trabalho de formação começa a apresentar resultados consistentes.

O Campeonato Ibérico apurou um Campeão em cada uma das respectivas distâncias, enquanto o global das 3 etapas consagrou Espanha como vencedora em femininos e Portugal como vencedor em masculinos.

Nesta competição vestiram a camisola Portuguesa 9 atletas do COC que conquistaram para Portugal 7 títulos Ibéricos, assim discriminados:

Campeões Ibéricos
Sprint
Tiago Romão – Cadetes
Pedro Duarte – Juniores
Luisa Mateus – Veteranas II
Longa
Tiago Romão – Cadetes
Catarina Ruivo – Juvenil
Anabela Vieito – Veterana I
Luisa Mateus – Veterana II
Vice Campeões Ibéricos
Sprint
Albano João – Veterano II
Média
Tiago Romão – Cadetes
Anabela Vieito – Veterana I
Luisa Mateus – Veterana II
3º Classificado
Sprint
Catarina Ruivo – Juvenil
Maria Palmira – Veterana I
Isabel Monteiro – Veterana II
Média
Pedro Duarte – Juniores
Maria Palmira – Veterana I
Albano João – Veteranos II
Isabel Monteiro – Veteranas II
Longa
Pedro Duarte – Júnior M
Albano João – Veteranos II

Em simultâneo e aberta a todos os atletas, disputou-se mais uma prova pontuável para a Taça de Portugal e Liga Espanhola e onde participaram mais de 1.000 atletas.

Nesta prova apenas se disputaram as 2 etapas em floresta, respectivamente de distância média no Sábado e de distância Longa no Domingo.

Muita capacidade de mobilização de meios logístico continuam a revelar as organizações Espanholas. Contudo, ainda assim, ficamos com a sensação de que no global, as organizações Portuguesas estão em muito bom nível, apesar das carências de vária ordem com que se debatem os Clubes Portugueses, enquanto organizadores de eventos.

Apesar de ter participado com menos atletas do que habitualmente, desta vez com 29 por via do empréstimo de alguns à selecção, o COC bateu-se com a sua tradicional galhardia, deixando uma boa imagem da região, tendo conquistado lugares honrosos na classificação dos diversos escalões e de que destacamos o 3º e 4º lugar de Inácio Serralheiro e Rui Antunes no H45 e os 5ºs lugares de Mario Santos em H40 e de Celso Moiteiro no competitivo escalão de Elite Masculina.


Anabela Vieito um titulo Ibérico na Longa (mesmo de olhos fechados)


Catarina Ruivo e a sua alegria contagiante


Catarina Ruivo recebe titulo Ibérico


Isabel aponta o caminho da vitória Portuguesa ao selecionador Espanhol Per Sternner


Isabel e Anabela


Isabel na partida da Média


Luisa Mateus um exemplo a seguir


Palmira em plena concentração


Pedro Duarte e a sua habitual garra competitiva


Parte da nossa selecção no Ibérico 2005


O grande coração de Joaquim Sousa


Subida obrigatória para o inicio da maioria dos percursos da Longa


Tiago Romão 2 titulos Ibéricos e um 2º lugar


Tiago Romão na consagração do Titulo Ibérico

 



Edifício dos Bombeiros Municipais de Leiria - Rua de Tomar
2400 Leiria - PORTUGAL Fax. 244 831 772 email: info@coc.pt