RESULTADOS
- CAMPEONATO NACIONAL DISTÂNCIA LONGA (ESCALÃO/CLUBES/SPLITS) NOVO!
- CAMPEONATO NACIONAL ESTAFETAS (ESCALÃO/SPLITS) NOVO!
- MARATONA GPS PERCURSO VERMELHO (ESCALÃO/SPLITS)
FOTOS/VÍDEOS
- NUNO NEVES (CNDL – 1º DIA)
- NUNO NEVES (CNE – 2º DIA)
- HUMBERTO ESTEVES (1º e 2º DIA)
- MARISA BARROSO (CNDL – 1º DIA)
- MARISA BARROSO (CNE – 2º DIA)
- MARISA BARROSO (VIDEO ESTAFETA)
- SOFIA SAMPAIO (1º e 2º DIA)
MAPAS
- HOMENS ELITE (CNDL)
- MARATONA GPS PERCURSO VERMELHO
- SENIORES MASCULINOS (CNE)
RESCALDO
Equipa com mais títulos – BTTLOULÉ
Campeões Nacionais Distância Longa Elite – Davide Machado (.COM) e Ana Filipa Silva (CPOC)
Vencedor Maratona GPS Percurso Vermelho – Joel Morgado (COC)
Campeões Nacionais Estafetas Seniores Masc – CP Abrunhos
Campeões Nacionais Estafetas Seniores Fem – COC
PARTIDAS
Apresentação
Bem-vindos ao VI Ori-BTT do Centro!
O Clube de Orientação do Centro (COC) tem o prazer de organizar uma nova prova de Orientação em Btt.
Durante o evento será possível usufruir da natureza e da região conjugando lazer com a competição.
Contamos com a vossa presença!
Saudações desportivas,
Organização
COC – Clube de Orientação do Centro
Director da Prova: Marisa Barroso
Director Técnico: Daniel Marques
Supervisor: Carlos Ferreira
Cartografo: Alexandre Reis + Valdemar Sendim
Traçadores de Percursos: Daniel Marques
Webmaster: Paulo Franco
Programa
Segunda-feira, 5 Setembro – limite inscrições sem agravamento
Data limite para inscrições – sem agravamento. Após esta data, só serão aceites inscrições com agravamento.
Segunda-feira, 12 Setembro – limite inscrições em escalões de competição
Encerramento das inscrições para escalões de competição. Após esta data, só serão aceites inscrições em escalões abertos contudo dependentes da disponibilidade de mapas.
Dia 1 – Sábado, 17 de Setembro – Ferraria São João
11h00 Abertura do Secretariado, na Arena (Centro BTT Ferraria São João)
13h30 Primeira partida – Campeonato Nacional Distância Longa
18h30 Entrega de Prémios – Arena
20h00 Reunião Atletas para discutir RC2017 (solo duro)
Dia 2 – Domingo, 18 de Setembro – São João do Deserto
08h00 Abertura do Secretariado, na Arena (São João do Deserto)
09h00 Partida Campeonato Nacional Estafetas
09h30 Partida Maratona BTT GPS Ferraria São João – Percurso Vermelho
12h30 Entrega de Prémios – Arena
Informação Geral
A competição rege-se pelo Regulamento de Competições da FPO (época 2016). Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF.
Secretariado
- Dia 1 – 17 de Setembro
11h00 às 19h00 na Arena.
- Dia 2 – 18 de Setembro
08h00 às 13h00 na Arena.
Peitoral e Alteração de Dados
- É obrigatório o uso do peitoral, próprio ou a levantar no secretariado.
- Não será autorizada a partida/participação de atletas sem peitoral devidamente fixado, preferencialmente na frente da bicicleta ou no seu equipamento.
- Alterações de dados têm obrigatoriamente de ser realizados antes da sua partida e oficializados no Secretariado.
- Não serão autorizadas partidas de atletas, com alterações de dados, sem a devida validação no Secretariado.
Tempo de partida e tempo máximo de prova
Não haverá alterações na hora de partida no próprio dia em escalões de competição.
Tempo limite para cada percurso: 4 horas para a Distância Longa, 3 horas para a Estafeta (as 3 pernadas) e 3 horas para a Maratona BTT GPS.
Prémios
- Prémio FPO para os 3 melhores classificados nos escalões de competição.
- Troféu FPO para os clubes Campeões Nacionais
- Prémios para os 3 primeiros da Maratona BTT GPS (masculinos e femininos)
Mapas (fair-play)
Não haverá recolha de mapas no final dos percursos. Por esse facto, apela-se ao fair-play de todos os participantes.
Sistema de Controlo Electrónico
- SPORTident (SIAC Air+) será o sistema de controlo electrónico utilizado nesta prova.
- Cada atleta ou equipa* leva, além do mapa, um chip de controlo electrónico – SI-Card
- O atleta ou grupo* é responsável por efectuar correctamente o registo no seu SI-Card, devendo esperar o tempo necessário para obter a confirmação (flash e/ou sinal sonoro). No caso de falha do registo electrónico, mesmo que ele conste na estação de controlo (box) o atleta é desclassificado.
- Os pontos terão que ser controlados pela ordem sequencial que foi definida pela organização.
- No caso de falha do sistema SI-Card, o atleta deve validar a confirmação de presença no ponto picotando o mapa com o picotador respectivo, no espaço indicado no mapa para o efeito. Apenas são admitidas 3 (três) picotagens no mapa.
- No caso de desaparecimento do ponto de controlo (suporte, box e baliza) ou de colocação comprovadamente errada (fora do local assinalado no mapa), o atleta deve continuar a sua prova normalmente (mesmo tendo perdido algum tempo na confirmação).
*para os escalões abertos
Arena
- Partidas:
- Dia 1 – 1500m de distância e 100m de subida (10-15 minutos de bicicleta)
- Dia 2 – na arena
- Chegadas – na arena.
- Secretariado – a funcionar na arena de competição nos dois dias. Para quem desejar, as chaves de carro podem ser guardadas no Secretariado.
- Banhos – no Pavilhão Gimnodesportivo da Aguda (solo duro), durante as 2 etapas.
- Lavagem bicicletas – na zona da arena.
- Babysitting – na arena.
- Bar – Durante os 2 dias de evento na arena da prova, estará disponível serviço de bar e refeições rápidas.
- Primeiros Socorros – em cada etapa estará montado um sistema de apoio e prestação de primeiros socorros. Mediante a verificação de cuidados acrescidos, será feita a evacuação e transporte para unidade de saúde identificada para o efeito.
Inscrições
Dados necessários para inscrição (individual ou clubes):
- Primeiro e último nome dos participantes;
- Ano de nascimento;
- Nome do clube;
- Nº de filiado na FPO ou para não filiados na FPO obrigatoriamente nº de BI ou nº Passaporte;
- Nº de SI-Card
- Classe ou percurso que pretende participar;
- Indicação das etapas que pretende participar (caso não participe em todas);
Como fazer a inscrição: http://www.orioasis.pt/oasis/events.php?action=event_view_info&eventid=1524
- Federados na FPO
As inscrições dos federados devem ser feitas online no sistema OriOasis, após login.
- Não Federados na FPO
As inscrições de atletas não federados devem ser feitas também no OriOasis, sem necessidade de registo.
Qualquer esclarecimento poderá ser obtido através do e-mail: obttferraria@gmail.com.
Data limite de inscrição em escalões de competição – 12/09/2016
- Último prazo para inscrições em todas as classes de competição (atletas federados na FPO ou em qualquer federação membro da IOF).
- Após 12 de Setembro apenas serão aceites inscrição nas classes abertas, dependendo contudo da disponibilidade de mapas.
Escalões
- Escalões de competição (Idades a 31 Dezembro de 2016)
Escalão
15 e menos H/D15
16 e 17 H/D17
18, 19 e 20 H/D20
21 ou + HE/DE
40 a 49 H/D40
50 a 59 H/D50
60 ou + H/D60
Inscrições no Campeonato Nacional de Estafetas
As inscrições devem ser feitas também no OriOasis. O campo extra “Número equipa” deverá conter o número da equipa. O campo extra “Ordem de partida equipa”, deverá conter a ordem de partida do atleta na equipa, isto é 1, 2, ou 3.
Como pagar:
O pagamento das inscrições poderá ser efectuado por transferência bancária ou directamente no Secretariado em dinheiro.
De forma a facilitar o processo de acreditação, a Organização tem preferência que os pagamentos sejam feitos por transferência bancária.
Dados para pagamento:
Banco: Caixa Geral de Depósitos
Agência: Leiria – Marquês de Pombal
IBAN: PT50 0035 0394 00004000030 10
SWIFT CODE BIC: CGDIPTPL
Nome do Destinatário:
COC – Clube de Orientação do Centro
Processo de pagamento:
Para Inscrições Express do OriOasis (inscrições sem necessidade de registo de login no sistema), por favor coloque o Express Code no descritivo do pagamento.
Para pagamentos totais de clubes, indique sempre o nome clube no descritivo.
Para pagamentos parciais de clubes, indique nos comentários o clube e a lista de atletas a que se refere o pagamento, ou envie um email (info@coc.pt) à organização com a lista de atletas e o comprovativo da transferência.
Notas: Para todas as inscrições pagas por transferência bancária, é necessário enviar comprovativo da operação para o email: info@coc.pt
Todas as despesas inerentes às transferências bancárias devem ser suportadas pelo ordenante. Se alguma despesa referente às transferências bancárias for indevidamente cobrada à Organização, as mesmas serão pagas posteriormente pelos clubes ou atletas.
Alojamento
Solo Duro
O solo duro estará disponível no Pavilhão Gimnodesportivo da Aguda, das 18h de sábado, dia 17 de Setembro, até às 15h, de domingo, dia 18 de Setembro de 2016.
Os atletas deverão trazer saco-cama e colchão.
Este serviço de alojamento é disponibilizado gratuitamente aos participantes.
Faz-se um apelo ao civismo dos atletas para o rigoroso respeito pelo silêncio, regras de vivência neste tipo de espaço e extremo cuidado pelas regas de higiene em todo o espaço (pavilhão e sanitários).
É expressamente proibido a utilização de calçado de competição no interior do pavilhão, incluindo casas de banho.
Alojamento Local
Sala para bicicletas
Haverá a possibilidade de guardar as bicicletas numa sala fechada disponível junto ao solo duro.
Localizações
Centro do Evento – Centro BTT Ferraria São João
Solo Duro – Pavilhão Gimnodesportivo da Aguda
Etapa 1 – Centro Btt Ferraria São João
Etapa 2 – São João do Deserto
Como chegar:
Seguir a sinalização da organização (setas laranja e brancas) a partir da estrada N110 (IC3).
Meia Maratona GPS
A 1ª Meia Maratona por GPS está inserida nos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT (distância longa e estafetas) e explora todo o potencial dos trilhos associados ao Centro de BTT de Ferraria de São João.
O percurso da prova decorrerá num terreno de alta montanha, com uma floresta envolvente maioritariamente de eucaliptal, por onde surge uma boa rede de caminhos que passam por pequenas Aldeias do Xisto.
Oferece um conjunto de paisagens incríveis que só são possíveis de alcançar num percursos com muito desnível. A destreza física associada à técnica apurada serão determinantes para ultrapassar este desafio de exigência técnica e física média alta.
Não é obrigatório o uso de GPS, dado que o percurso tem marcação com placas nos cruzamentos, o percurso a seguir está identificado como vermelho 3. Podem descarregar o track GPS AQUI e usá-lo como meio auxiliar de navegação, será também dado um mapa orientação btt 1:20 000 com o percurso detalhado (ver imagem abaixo).
Localidade:
São João do Deserto (concelho de Penela)
Lat.: 39° 58′ 26.4″ N
Long.: 8° 19′ 26.724″ W
Preços:
Participação – 8€
As inscrição são feitas no site TRILHO PERDIDO.
No valor está incluído:
– Dorsal
– Cronometragem electrónica com 7 controlos intermédios
– Mapa Orientação 1:20 000 do percurso
– Seguro
– Banhos no centro BTT Ferraria
– Ponto de lavagem de bicicleta no centro BTT Ferraria
– Abastecimentos líquidos e sólidos
– Lembranças para todos os participantes
– Seguro de acidentes pessoais
– SPORTident será usado como sistema de controlo electrónico utilizado nesta prova, haverá 7 controlos onde fica registado o tempo de passagem. O chip será dado aos atletas no secretariado e tem que ser devolvido no final da competição, em caso de perda ou não devolução será cobrado 30€.
Distâncias:
Meia-Maratona: 29Km – percurso com nível médio/alto – 1135D+
Ver percurso AQUI
Horários:
Janela de Partida entre as 9h30m e as 10h00m de domingo (18 setembro).
Prémios:
3 primeiros classificados masculinos e femininos e Prémio da Montanha.
Os atletas têm um START e um FINISH sendo que o tempo de prova será controlado electronicamente e os 3 melhores registos (masculinos e femininos) têm podio. Vai haver também um prémio da montanha – a subida mais dura da competição vai ser cronometrada e o melhor tempo será consagrado o rei da montanha, a subida tem 250D+ e 3 km de extensão (entre os 25 e 28 km da prova – parte final)
A competição rege-se pelo Regulamento de Competições da FPO (época 2016). Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF. Os atletas têm que respeitar o código da estrada.
Informações Técnicas
Mapa BTT Ferraria São João
Terreno de serra e de floresta (eucaliptal) com boa rede de caminhos e muito desnível. Existem também zonas de habitação (pequenas aldeias)
Percursos
1º Dia – Distância Longa (1:15 000 com equidistância a 10 metros)
2º Dia – Estafetas Sprint (1:7 500 com equidistância a 10 metros)
2º Dia – Maratona BTT (1:20 000 com equidistância a 10 metros)
Contactos
Esclarecimentos e outros pedidos devem ser enviados para:
E-mail: obttferraria@gmail.com
Telemóvel: 967817507 (Daniel Marques)
Apoios
Aldeias do Xisto
Câmara Municipal de Penela
A2Z Adventures
Associação Moradores Ferraria São João
Bombeiros Voluntários de Penela
Junta de Freguesia Cumieira
Junta de Freguesia Aguda
Associação Quinta das Pontes – Comunidade Socioterapeutica