Os 6 jovens do COC presentes no estágio de Natal
A Escola de Orientação do COC realizou nos dias 27 e 28 Dezembro o estágio de Natal, recebendo em sistema de intercâmbio os jovens atletas do Grupo Desportivo União da Azóia.
Bom ambiente geral no inicio dos trabalhos com o Prof Helder Ferreira a apresentar plano geral estágio
Actividade já prevista na planificação anual de actividades da Escola COC (actividade Pré GAR-COC) para trabalhar as vertentes técnicas e físicas, este estágio visava também juntar os jovens do Clube no seu período de interrupção de aulas, tendo marcado presenças 7 dos nossos Jovens atletas.
Procurando enriquecer este momento, tal como tem sido adoptado no GAR, também aqui se estabeleceu-se um intercambio com o GDU – Grupo Desportivo União da Azóia que trouxeram 12 jovens, tendo como seu responsável o Prof. Jorge Baltazar.
Francisco Bolrão e António Ferreira escutam com atenção a explicação Prof. HelderFerreira
Devido à heterogeneidade técnica dos 19 jovens presentes, foi necessário estruturar o estágio para que houvesse um equilíbrio técnico nos treinos, procurando adequar o treino aos diferentes níveis para que todos os atletas, no final de cada treino, pudessem alcançar o sucesso e, sessão após sessão, pudessem assegurar uma progressão adequada e motivadora.
O estágio foi composto por 6 treinos em floresta, usando os mapas de Pedreanes e Praia da Vieira Oeste, incidindo essencialmente no treino de leitura de curvas de nível. Esta evolução técnica visava também aumentar os níveis de confiança dos participantes, proporcionando-lhes oportunidade para lhe elevar os níveis de autoconfiança, de modo a que se sintam seguros nas tomadas de decisão na época que agora se aproxima do seu iniciai.
Para fechar com chave de ouro, nada melhor que acabar o estágio com a disputa da estafeta da amizade. E não é que a única equipa de veteranos presente (grupo de monitores e responsáveis) foi batida mesmo em cima da chegada por uma equipa de jovens!
Em nome dos jovens do GDU Azoia agradeço a disponibilidade do Helder a recepção dos atletas do COC e a partilha de experiências que o estágio proporcionou.
1 abraço
JJB