As provas decorreram na Serra de Grândola e na charneca de Melides na sua encosta virada ao mar, com muitos caminhos e trilhos apresentando alguns desafios de ordem física pelos declives que algumas das suas vertentes colocam à progressão em bicicleta.
O traçado dos percursos, foi adequado quanto à sua extensão e quanto ao seu grau de dificuldade técnica. No aspecto físico foi muito exigente.
O evento foi constituído por 2 etapas, com percursos de distância longa.
No cômputo geral o evento esteve muito bem organizado, em que as condições atmosféricas também ajudaram. O 1º dia foi muito desgastante em termos físicos pois o desnível acumulado em alguns escalões foi próximo dos 800 metros. O 2º dia, embora também com desnível acima do habitual, a prova tornou-se menos desgastante em termos físicos, mas igualmente aliciante em termos técnicos.
O evento contou com um total de 328 atletas divididos pelos dois dias de provas, do qual estiveram presentes 29 atletas do COC.
No sector feminino no escalão damas elite, a Russa Ksenia Chernikh, venceu com enorme à-vontade ambas as etapas. Outra russa, Nadiya Mikryukova, alcançou a segunda posição enquanto o terceiro lugar foi para a Portuguesa Susana Pontes.
No sector masculino e no escalão homens elite, os favoritos eram o nosso atleta do COC Daniel Marques, o russo Victor Korchagin, o austríaco Andreas Rief e o suíço Simon Seger. A vitória foi para Victor Korchagin, o 2º lugar para Andreas Rief e o 3º lugar para Simon Seger. Daniel Marques fez “mp” no 1º dia comprometendo a classificação final individual, mesmo assim ficou em 4º lugar no 2º dia. No cômputo geral o melhor atleta português foi o nosso atleta Joel Morgado que ficou em 7º lugar na geral, com um 5º lugar no 1º dia e um 11º lugar no 2º dia (devido a uma má opção a meio da prova). Luis Pires ficou em 14º lugar e Rui Pires em 20º lugar.
Por equipas e pela terceira vez consecutiva a vitória foi para o COC, ficando o COA em 2º lugar e o CPOC em 3º lugar.
A prestação individual desportiva dos nossos principais atletas com lugar no pódio foi:
1º Lugar:
Pedro Neves – Formação masculino
Carlos Antunes – H21A
Pedro Cruz – H21B
Luisa Mateus – D45
2º Lugar:
Guilherme Marques – H20
Luis Tenreiro – H40
Albano João – H50